Diário Digital Castelo Branco - Sertã: FUS protagoniza Concerto da Liberdade com participação especial de João Mendonza Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Sertã: FUS protagoniza Concerto da Liberdade com participação especial de João Mendonza

A Filarmónica União Sertaginense (FUS) vai celebrar o 25 de Abril com o “Concerto da Liberdade” na Casa da Cultura da Sertã, na véspera da efeméride, às 21:30 horas. 

  • Cultura
  • Publicado: 2025-04-16 10:25
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Para o concerto deste ano, recebem como convidado especial o cantor de ópera João Mendonza, que irá acompanhar os músicos da FUS em alguns temas. 

Com direção artística do Maestro Daniel Frazão, este concerto irá evocar o espírito da Revolução dos Cravos, através de temas bem conhecidos e diretamente ligados ao Dia da Liberdade, onde serão interpretadas composições de Zeca Afonso, Paulo de Carvalho ou Fernando Tordo. Para acompanhar os músicos desta coletividade, o Concerto da Liberdade contará com a participação especial de João Mendonza. 

Músico com créditos firmados em todo o mundo, João Mendonza iniciou a sua carreira musical aos 11 anos. Como cantor de Ópera já atuou em várias salas nacionais e internacionais, e em 2015 fundou o grupo Passione, o primeiro projeto pop-lírico português, com quem editou um álbum. 

O seu tema original «Ave Maria» foi entregue em mão como “Oferenda Oficial do Estado Português”, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a sua Santidade o Papa Francisco em homenagem à vinda do Santo Padre a Portugal em 2017. Um ano mais tarde, João Mendonza foi convidado pelo Estado do Vaticano, sendo recebido na Praça de São Pedro pelo próprio Papa Francisco para receber a sua bênção. João Mendonza tocou também em Roma, transformando-se no segundo artista Português, a atuar naquele Estado (a seguir aos Madredeus). Participou também no programa «All Together Now», da TVI, sendo o único a obter o quórum dos 100 votos.

Em 2022 representou Portugal nas celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil e da Bahia, e no ano seguinte participou no desfile de Carnaval de Salvador da Bahia, tendo atuado com Caetano Veloso e Gilberto Gil. 

Em 2022, com o início da invasão russa à Ucrânia, João Mendonza dedicou-se à causa do povo ucraniano com concertos solidários e angariação de fundos em várias igrejas do nosso país. Gravou um álbum religioso intitulado “Concerto a Maria”, e doou metade do valor para a causa. Após a gravação deste trabalho, foi convidado pela Embaixada da Ucrânia para cantar no projeto governamental de Volodymyr Zelensky “PlayForUA”, tendo-se deslocado a Lviv, (onde esteve a imagem de Nossa Senhora de Fátima) em pleno bombardeamento, para cantar em dois concertos solidários na Catedral Dominicana daquela cidade. 

João Mendonza foi o artista convidado para a abertura das Jornadas Mundiais da Juventude, na Sé de Lisboa, onde homenageou os jovens ucranianos ali presentes e, em outubro desse mesmo ano, cantou na tomada de posse do novo Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar.

O Concerto da Liberdade da Filarmónica União Sertaginense realiza-se na Casa da Cultura da Sertã, no dia 24 de Abril às 21:30. Promovido pelo Município da Sertã, a entrada é gratuita mediante apresentação de bilhete previamente levantado no local do espetáculo.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB