No âmbito do Projeto Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE) do Centro 2030, o Município da Sertã procedeu à contratação de uma terapeuta da fala, para colmatar uma necessidade que já se registava desde o período da pandemia.
Esta contratação irá também contribuir para o sucesso educativo, a redução do abandono escolar, impactando positivamente nas condições pessoais e sociais de aprendizagem, ao mesmo tempo que promove o envolvimento da comunidade educativa na promoção da educação, na integração, inclusão e no acesso à educação.
A principal área de atuação desta técnica incidirá na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas da Sertã (AES) e no 2º ciclo do Instituto Vaz Serra (IVS). Este intervalo de intervenção surge numa ótica de prevenção de abandono e insucesso escolar, e que se poderá estender a toda a comunidade educativa, caso se justifique. “Este tipo de ações são extremamente importantes” refere, em nota de imprensa, Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, porque por um lado “vem responder a uma necessidade assinalada pelas escolas do concelho e, por outro, vem contribuir, em grande medida, para um sucesso escolar mais justo e ao alcance de todos, visando o desenvolvimento integral das crianças, dos jovens e, consequentemente, da nossa sociedade ”, conclui o autarca.
A abordagem de atuação será centrada no aluno e no seu contexto, permitindo assim potenciar a sua aprendizagem e o desenvolvimento funcional. O trabalho essencialmente preventivo, pretende minimizar a incidência de situações que possam condicionar a aprendizagem, a interação e integração social, problemas de autoestima e, em última análise, o abandono escolar.
Além do acompanhamento individual, em contexto escolar, o trabalho a desenvolver pela nova técnica de Terapia da Fala prevê também sessões de prevenção em grupo. A atuação do Projeto Bússola – projeto da Câmara Municipal de prevenção e intervenção em contexto escolar - e assim da terapeuta da fala, desenvolve-se em parceria com a Equipa de Prevenção do Abandono e Insucesso Escolares (EPAIE) do Agrupamento de Escolas da Sertã (AES) e com outras entidades da comunidade.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet