Os alunos do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Restaurante - Bar do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova embarcaram numa enriquecedora visita guiada pelo concelho, explorando a beleza e o património local.
A iniciativa incluiu uma imersão na história e arquitetura da pitoresca aldeia de xisto da Figueira e momentos de lazer e apreciação da natureza na Praia Fluvial da Fróia.
A visita contou com uma curta passagem pelo Centro de Ciência Viva da Floresta, onde foi feito o enquadramento do espaço e da paisagem caracterizadora de Proença-a-Nova.
A visita, que decorreu no passado dia 5 Maio, teve como objetivo proporcionar aos futuros técnicos de restaurante bar um contacto direto com a riqueza cultural e natural da região. A experiência visou também fomentar o conhecimento sobre os produtos locais e as tradições, elementos que podem enriquecer a sua futura prática profissional.
Na aldeia de xisto da Figueira, os estudantes tiveram a oportunidade de percorrer as ruas estreitas e admirar as casas construídas em xisto, aprendendo sobre a história e a forma de vida tradicional desta aldeia singular. Foram partilhadas informações fascinantes sobre a arquitetura, os costumes e a importância da preservação destas aldeias para a identidade da região.
A segunda parte da visita levou os alunos até à Praia Fluvial da Fróia, um local de beleza natural ímpar. Aqui, os estudantes puderam desfrutar da paisagem, conhecer as infraestruturas de apoio e compreender a importância deste espaço para o lazer e o turismo local. A visita à praia fluvial permitiu também abordar temas como a qualidade ambiental e a oferta de serviços turísticos numa zona balnear de interior.
Esta visita permitiu aos alunos conhecer e valorizar o património local, de forma a perceber como ele pode ser integrado na sua futura atividade profissional, seja através da oferta de produtos regionais nos seus estabelecimentos, seja através da promoção turística.
A iniciativa está inserida no projeto “Conhecer o território e as suas potencialidades”, que visa proporcionar aos alunos o conhecimento do território e da área onde se encontram inseridos, assim como nos concelhos da Sertã e Oleiros. Neste sentido demonstra - se o empenho do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova em proporcionar uma formação abrangente e conectada com a realidade local, preparando os jovens para um futuro profissional de sucesso e com uma forte ligação à sua comunidade.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet