Diário Digital Castelo Branco - Gelado brasileiro à base de leite de ovelha pode chegar ao Fundão Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Gelado brasileiro à base de leite de ovelha pode chegar ao Fundão

A região Centro de Portugal recebeu a “Missão Santa Catarina 2025”, uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRB), e que trouxe a Portugal um grupo de empresários do Sul do Brasil com o intuito de internacionalizarem a empresa “O Mundo da Ovelha Béé”, com sede em Chapecó. 

  • Economia
  • Publicado: 2025-07-17 08:11
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A ideia central é trazer para a Europa um gelado “único”, feito à base de leite de ovelha, laticínio que pode ser encontrado com alguma facilidade no meio do agronegócio nas Beiras. O programa, que decorreu entre os dias 30 de junho e 6 de julho, incluiu passagem por Câmaras Municipais, entidades, empresas, culminando numa apresentação dos gelados no âmbito de uma das principais feiras agrícolas do município do Fundão.

Érico Tormem, gestor da empresa “O Mundo da Ovelha Béé”, confessa que o passo inicial do processo de internacionalização pode passar pela região Centro de Portugal.

“Iniciamos a produção do gelado em 2010 e nós temos muita procura no Brasil. Apesar de ainda não termos franqueados, queremos expandir a nossa operação e trazer os nossos produtos para Portugal. Estive na Europa há cerca de três meses e falei sobre a gelataria, e teve muita gente que se interessou pelo tema. Com o apoio da CCRB estivemos na Feira de Inovação Agrícola do Fundão, promovendo o nosso produto. Trouxemos toda a nossa equipa, incluindo técnicos, para demonstrar o que podemos fazer. A nossa intenção é encontrar investidores na Europa, principalmente em Portugal e na Espanha para que possam instalar as lojas e produzir o gelado”, disse Érico Tormem, que acredita que, “quando estabelecermos as nossas lojas em Portugal vai ser um sucesso, porque o gelado é da melhor qualidade e provém de um animal de muita estima também”.

Na opinião de Thiago Canal, diretor de expansão nacional e internacional de “O Mundo da Ovelha Béé”, o grande potencial da empresa é contar com a “única gelataria no mundo exclusiva com produtos à base de leite de ovelha”.

“Fabricamos hoje um gelado exclusivo de leite de ovelha, considerado um leite A2, rico em proteínas de alto valor biológico e com menor índice alergénico, muito recomendado para pessoas com sensibilidade a outros leites. Através desse leite, desenvolvemos o gelado. No Brasil, inúmeras indústrias e produtores de leite de ovelha decidem pelo caminho do fabrico do queijo e nós optamos por ir para o mundo da gelataria”, comentou Thiago, que sublinha que a visita a Portugal tem uma “proposta clara de internacionalizar o produto, mas também a marca através da nossa autenticidade do produto”.

“Este é um passo bem importante para nós, tanto na vinda para Portugal como para a Espanha, o que marca um novo estágio na empresa. Até então, éramos uma gelataria numa cidade pequena, no sul do Brasil, onde somos muito conhecidos em função do nosso produto e pela sua qualidade. Mas o nosso fundador, Erico, é muito visionário, começamos esse projeto de estruturação para expandir a “Béé” para o mundo. Em Portugal, contactamos autarcas e conhecemos um pouco melhor o modo de trabalho dos produtores de ovelha e da cultura dessas regiões. Precisamos dar esse novo passo de forma estruturada”, adicionou este diretor.

Também integrante da comitiva brasileira, Josiane Kilian, engenheira de alimentos e responsável pela produção dos gelados da marca, explicou que o sucesso do produto tem a ver com o facto de ser “feito com leite fresco de ovelha direto da quinta, tendo apenas a gordura do próprio leite de ovelha, o que faz surgir um gelado cremoso, saboroso, com bom tempo de retenção na boca. É sensacional”.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB