Vinte pessoas vão participar, a partir de setembro, na Covilhã, na primeira edição de um programa focado na prescrição individualizada de exercício físico para o controlo da hipertensão arterial, com duas sessões semanais acompanhadas.
O HY-FIT é promovido pelo Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI) e pela Unidade Local de Saúde da Cova da Beira, num concelho onde a hipertensão tem uma prevalência superior à média nacional.
Segundo explicou a universidade, em comunicado enviado à agência Lusa, o programa, que não é farmacológico, tem relevância enquanto complemento terapêutico para a hipertensão.
“O HY-FIT pretende sensibilizar para a importância da prescrição rigorosa e individualizada de exercício físico, baseada nas mais recentes evidências científicas, como forma eficaz de reduzir e controlar os níveis de pressão arterial”, pormenorizaram os dinamizadores.
O primeiro grupo, com 20 pessoas, começa a partir da segunda metade de setembro a ter dois encontros semanais no Departamento de Desporto da UBI, na Covilhã, distrito de Castelo Branco.
A sessões serão acompanhadas por alunos e investigadores, e o projeto integra uma equipa multidisciplinar de professores da universidade e de médicos e enfermeiros da ULS Cova da Beira.
Os participantes, além de terem um acompanhamento personalizado, vão ser analisados para ajustar uma intervenção prática.
“A pertinência desta iniciativa ganha especial relevo tendo em conta que, segundo dados de 2020, o concelho da Covilhã apresentava uma prevalência de hipertensão de 56%, superior à média nacional (45%)”, referiram os promotores do HY-FIT.
Entre os principais fatores de risco identificados na região destacam-se o excesso de peso e o sedentarismo".
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet