“Academia Sustentável” do CLDS 5G de Castelo Branco já envolveu 70 participantes este verão

O projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS 5G) de Castelo Branco, dinamizado pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, realizou a iniciativa “Academia Sustentável” em as freguesias da Lardosa, do Salgueiro do Campo, de Tinalhas e de Benquerenças, do concelho albicastrense, de 14 de Julho a 8 de Agosto deste ano.

  • Região
  • Publicado: 2025-08-13 18:06
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Esta edição contou com a participação de 55 crianças/jovens e 15 voluntários/as, que ao longo de várias semanas usufruíram de um programa diversificado de oficinas e atividades. As ações foram desenvolvidas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo de forma lúdica e pedagógica a consciencialização para um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. 

Destinada a crianças dos 6 aos 12 anos e a jovens com deficiência e/ou incapacidade até aos 18 anos, a “Academia Sustentável” teve como objetivo central a ocupação educativa e saudável dos tempos livres durante as férias escolares de verão. O programa incluiu oficinas temáticas nas áreas da saúde, desporto, cultura e educação para a cidadania, sempre com enfoque em estilos de vida saudáveis, criatividade, cooperação e participação cívica. 

A concretização desta iniciativa só foi possível graças ao apoio e colaboração de Juntas de Freguesia do concelho, bem como de diversas entidades públicas e privadas da região, que contribuíram para enriquecer e diversificar a oferta de experiências proporcionadas aos/às participantes. O CLDS 5G Castelo Branco prossegue, assim, a sua missão de promover o desenvolvimento social e comunitário no concelho, investindo na educação, no bem-estar e na participação ativa de crianças e jovens como agentes de mudança para um futuro mais sustentável. 

Segundo a informação a que o Diário Digital teve acesso, os parceiros da iniciativa são a Junta de Freguesia da Lardosa, do Salgueiro do Campo, de Tinalhas e de Benquerenças, assim como, o Centro Social Amigos da Lardosa, o Centro Social de Salgueiro do Campo, a Associação Tinalhense de Apoio Social, o Centro de Dia de Benquerenças, Ricardo Brito, a Academia de Judo, o Albigym, a Ecogerminar, o InterAge, os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, o Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), o Centro de Respostas Integrada (CRI) de Castelo Branco, a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Castelo Branco, da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa de Castelo Branco, do EAPN Portugal – Núcleo Distrital de Castelo Branco, Farmácia Grave, GNR | Guarda Nacional Republicana, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB) e a UCC + Proximidade de Alcains.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB