Politécnico de Castelo Branco reforça inovação e desenvolvimento rural do Centro de Melhoramento de Performance Animal do Fundão

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) reafirmou o seu papel estratégico na inovação aplicada ao setor agropecuário com a inauguração do Centro de Melhoramento de Performance Animal, no concelho do Fundão. 

  • Educação
  • Publicado: 2025-07-22 06:58
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura e do Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, entre outras entidades públicas e privadas com intervenção relevante no mundo rural.

A criação deste Centro resulta de uma parceria entre o IPCB, a Câmara Municipal do Fundão e a Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine, oficializada no mesmo dia com a assinatura de um Contrato de Parceria para a sua gestão e dinamização. 

O Centro foi financiado por diferentes fontes, entre as quais se destaca o projeto DesirMED, no âmbito do programa Horizonte Europa (Project ID 101112972), que integra 33 parceiros de 10 países, incluindo o IPCB. A instituição assume aqui um papel relevante na investigação aplicada, promovendo práticas sustentáveis e tecnologicamente avançadas no domínio da bovinicultura. O projeto contou ainda com apoio financeiro do projeto Blockchain e com investimento direto da Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine.

Com uma forte componente científica e tecnológica, o Centro tem como principais objetivos a avaliação de parâmetros zootécnicos, a melhoria da eficiência alimentar dos animais, e a introdução de alimentos endógenos adaptados às alterações climáticas. A sua missão inclui, igualmente, a valorização do bem-estar animal e dos recursos naturais do território, pilares fundamentais da atuação do IPCB.

Este investimento reforça a posição do IPCB como instituição de ensino superior comprometida com o desenvolvimento regional e com a construção de um futuro mais sustentável para o setor agroalimentar nacional.

A equipa do projeto DesirMED é constituída por João Paulo Carneiro, Manuel Vicente Martins, Celestino Almeida e Joaquim Carvalho.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB