O espetáculo de teatro “A Noite dos Visitantes”, de Peter Weiss, é apresentado na Rua do Espírito Santo, em Medelim, concelho de Idanha-a-Nova, na próxima quinta-feira, 24 de Julho, às 22:00 horas.
Esta peça é uma reflexão em verso popular e rimado que se debruça sobre como as populações civis são as vítimas eternas dos imperialismos. Autor de um teatro politizado e documental, Weiss concretiza nesta obra uma parábola que, sendo referida ao final da Segunda Guerra Mundial, mostra como a espoliação e o saque dos recursos naturais de outros acaba por manchar a justa vitória dos “libertadores” da Europa, Russos e Americanos.
Sendo uma parábola cuja lição está muito para além da referência histórica, “A Noite dos Visitantes”, mostra que «não tens mais que as tuas mãos e umas batatas para semear» para construir o futuro.
Com tradução de Mário Barradas, “A Noite dos Visitantes” é encenada por Fernando Mora Ramos, ator, encenador e diretor do Teatro da Rainha, companhia das Caldas da Rainha que está a comemorar 40 anos de atividade.
Esta encenação resulta de uma cocriação do Teatro da Rainha e do Teatro das Beiras, uma das mais destacadas companhias do interior do país, sediada na Covilhã, e constitui uma homenagem ao homem de teatro Mário Barradas, fundador do CENDREV – Centro Dramático de Évora.
A apresentação no dia 24 de julho conta com o apoio da Junta de Freguesia de Medelim e integra o projeto Rede das Cidades Criativas UNESCO do Centro de Portugal, que integra o Turismo Centro de Portugal (TCP) e os seis municípios desta região reconhecidos como Cidades Criativas pela UNESCO: Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares), Castelo Branco (Artesanato e Artes Populares), Covilhã (Design), Idanha-a-Nova (Música), Leiria (Música) e Óbidos (Literatura).
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet