A Câmara Municipal de Castelo Branco pretende instalar 83 câmaras de videovigilância de diversas tipologias em 73 locais já identificados e que abrangem a zona histórica, centro urbano e anel periférico à cidade.
O anúncio foi feito hoje numa conferência de imprensa realizada, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para dar a conhecer o estado de desenvolvimento do projeto do Sistema Videovigilância Urbana para o Município de Castelo Branco.
“Este sistema não tem como objetivo ser intrusivo na vida e privacidade dos cidadãos. O objetivo é ter um sistema que acrescente mais-valias à segurança em Castelo Branco”, afirmou o presidente do município, Leopoldo Rodrigues.
O autarca explicou que apesar dos números oficiais relativos à criminalidade “darem alguma tranquilidade”, a Câmara entendeu que “deve ter uma ação preventiva”.
Já o comandante do Comando Distrital de Castelo Branco da PSP, superintendente Rafael Marques, considerou que a instalação deste sistema de videovigilância “é uma decisão estratégica e a decisão da década”.
“O sistema tem uma ação preventiva, mas também tem um aspeto repressivo. O potencial que o sistema traz para a cidade também tem consequências ao nível da macroeconomia. A segurança é um bem e tem consequências também na captação de investimentos”, sustentou.
Apesar de ainda não haver uma data definida para a instalação e entrada em funcionamento do sistema de videovigilância – até porque é um processo complexo e moroso – o projeto ficará concluído nas próximas semanas.
Para já, foram identificados 73 locais para a instalação de câmaras de videovigilância na zona histórica, centro urbano e anel periférico à cidade.
Está também já definido que vão ser instaladas 83 câmaras de diversas tipologias e que o sistema terá uma rede de fibra ótica dedicada.
O armazenamento da informação é redundante e o centro de controlo fica instalado no Comando Distrital de Castelo Branco da PSP, sendo que serão os seus agentes que irão operar o sistema, depois de terem a respetiva formação.
Após a conclusão do projeto, o mesmo segue para o Comando Distrital que o irá reencaminhar para a Direção Nacional da PSP. Depois passa ainda pelo Ministério da Administração Interna e Comissão Nacional de Proteção de Dados.
A Câmara Municipal de Castelo Branco e o Comando Distrital da PSP celebraram, em maio de 2024, um protocolo para a instalação de um sistema de videovigilância na cidade.
Passado pouco mais de um ano, o projeto está praticamente concluído, da parte do município e do Comando Distrital da PSP.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet