A candidatura “Sempre por Todos”, liderada por José Augusto Alves, assume como prioridade clara a valorização das freguesias do concelho de Castelo Branco, garantido para isso “um reforço no investimento que passa também por uma aposta estratégica no turismo de natureza, sustentável e inclusivo”.
“Uma das medidas-âncora desta estratégia será a construção de um miradouro panorâmico de referência na Serra da Gardunha, com acessibilidade universal, enquadramento ambiental cuidado e impacto direto na promoção do território”, avança o candidato da coligação que integra o movimento SEMPRE, o CDS-PP e o PPD/PSD.
“Este projeto visa criar um ponto de atração turística capaz de valorizar a paisagem, promover as características únicas da serra e contribuir para a dinamização económica das aldeias próximas”, garante José Augusto Alves.
"Queremos que a área da Gardunha presente no nosso concelho se afirme cada vez mais como um destino de natureza acessível a todos, com estruturas de apoio que respeitem o ambiente e envolvam as comunidades locais”, começa por explicar.
“A construção deste miradouro será um símbolo do nosso compromisso com o turismo sustentável e inclusivo, mas também com a valorização do interior e das nossas gentes,” afirma o candidato da coligação.
“Trata-se de uma infraestrutura pensada para valorizar a identidade paisagística e patrimonial da Gardunha, potenciar os fluxos turísticos para o interior e gerar oportunidades concretas de desenvolvimento para as populações locais, com especial incidência nas aldeias do sopé da serra”, acrescenta José Augusto Alves.
O miradouro, previsto no programa eleitoral da coligação SEMPRE por todos, será integrado numa rede de percursos pedestres e pontos de interesse ambiental e cultural e será acompanhado por outras ações estruturantes em todas as freguesias, como a melhoria da rede de trilhos, a criação de percursos interpretativos e a aposta na promoção dos produtos locais.
“A construção do miradouro será articulada com especialistas em ordenamento e conservação da paisagem, assegurando a mínima intervenção no ecossistema natural e o máximo retorno social e económico”, revela ainda José Augusto Alves.
“Queremos um concelho que respeite o seu território e saiba projetá-lo para o futuro. O novo miradouro na Serra da Gardunha é mais do que um ponto de observação, será também uma afirmação do nosso compromisso com um turismo que respeita, que inclui e que cria valor para as comunidades locais”, afirma.
“Este projeto é parte de uma visão mais ampla de revitalização das freguesias, para promover ligações entre património natural, cultura, economia local e bem-estar. É com medidas concretas como esta que pretendemos devolver a ambição ao concelho e colocar as freguesias no centro da estratégia de futuro”, finaliza José Augusto Alves.
A coligação SEMPRE por todos esclarece, por fim, que o anúncio desta medida insere-se numa estratégia mais ampla de valorização do território e vem no seguimento de outras propostas já apresentadas, como a construção do Pavilhão Multiusos nos Cebolais de Cima e Retaxo e a criação da Incubadora de Empresas em Alcains.
Um conjunto de investimentos com um objetivo claro: reforçar o desenvolvimento das freguesias e promover uma maior coesão no concelho.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet