Portugal junta-se à Europa na campanha «Atravessar a Europa pelo Fair Play e pela Paz». Mais de 1000 km já percorridos por um desporto com valores
O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), coordena em Portugal a campanha europeia “Atravessar a Europa pelo Fair Play e pela Paz”, uma iniciativa que assinala os 30 anos do European Fair Play Movement (EFPM) e que está a mobilizar o país em torno dos valores do desporto ético, inclusivo e pacífico.
Num mundo marcado por conflitos e tensões, esta campanha assume um simbolismo ainda mais forte: o desporto como espaço de encontro, respeito e construção de pontes entre povos. Através de uma estafeta simbólica, os países participantes percorrem, de forma coletiva e inclusiva, a distância entre as suas capitais e Bruxelas, sede do EFPM. Em Portugal, o objetivo é completar 1714 km entre Lisboa e Bruxelas até 7 de setembro, data que assinalava o antigo Dia Mundial do Fair Play. Até à data, Portugal já ultrapassou os 1000 km, com 950 km confirmados e mais quilómetros em fase de contabilização, nomeadamente os percorridos no Campeonato Nacional de Velocidade de Remo, envolvendo mais de 4000 atletas e participantes diretos.
A campanha tem registado um sucesso notável a nível nacional e regional, com o envolvimento de federações desportivas, clubes, associações, municípios. Entre os grandes eventos que acolheram a iniciativa destacam-se:
Atletismo, Ciclismo, Natação, Patinagem, Remo e Triatlo são algumas das modalidades que já aderiram à Estafeta.
Esta mobilização está profundamente alinhada com a missão do PNED, que visa promover um desporto justo, leal, íntegro e respeitador, valorizando o desporto como ferramenta de educação para os valores e desenvolvimento humano.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet